terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa Junina 2011

De onde vem as festas juninas? São festas para comemorar os santos do mês de junho (Santo Antonio, São João e São Pedro). Mas porque só festejamos os santos de junho e não os santos dos outros meses? Alguém sabe me dizer?
Só sei que em Portugal eles celebram e muito esses santos com festas e mais festas. Em Lisboa há festas todos os dias do mês de junho, mas o principal é o de Santo Antonio (dia 13), pois ele (o santo) nasceu lá. Os lisboetas (ou alfacinhas) celebram com muitas sardinhas assadas e com entregas de vasinhos de manjericão (eles chamam de manjerico) a quem se ama. No Porto e em outras cidades do norte do país o santo mais celebrado é o São João com muita queima de fogos.
Aqui no Brasil celebramos de diversas formas, dependendo do lugar onde se está. No nordeste se celebra com muito forró e campeonatos de quadrilha (dança típica de festas juninas no Brasil). No sudeste com vinho quente e quentão, para se esquentar do frio que costuma fazer em junho. Em Santos, minha cidade natal, não há quermesse sem caldo verde (acho que por causa da influência portuguesa na cidade). E em todos os lugares se come muito milho verde e seus derivados (pamonha, bolo de milho, etc). E também amendoim, pé-de-moleque, paçoca, pipoca.
E as escolas, é claro, promovem quermesses com apresentações (cada vez menos típicas) de quadrilhas. As crianças se vestem de "caipiras" (povo que mora na roça - cidades pequenas do interior) e lá vão para as quermesses.
A Marcela, desde sua primeira festa junina, quando tinha apenas 11 meses, ADORA se vestir de caipira. E ela curte muito as festinhas.
Esta é a minha filha com suas fantasias de caipira ao longo dos anos...

Em 2007
Nem sabia andar, mas já ia toda feliz no seu primeiro vestido caipira...rs

Verde, é claro!!!!
 Em 2008
Toda feliz com seu vestido roxo

Estava um pouco grande...
Em 2009
Ainda bem que ficou grande, pois deu para aproveitar no ano seguinte...

Onde ela foi a caipirinha mais feliz da escola.
Em 2010
No ano passado o vestido foi verde e azul

Com as amigas

Neste ano, como sempre, ela amou a sua festinha. É impressionante como ela se transforma num vestido caipira. Ela fica toda vaidosa. Deixa pentear e prender o cabelo (coisa que normalmente não ocorre). Pede para ser maquiada (neste ano ela até me pediu para passar sombra nela). E na hora da dança parece que vai explodir de tanta felicidade. Pena que ao invés de colocarem música de quadrilha para as crianças dançarem, coloquem música da Xuxa... mas fazer o quê?

Esta é a minha delícia de caipirinha neste ano:
Fazendo pose

Só pensando no que vai aprontar...rs

Olha a felicidade dela

Caipira banguela de verdade

Orgulho do papai e da mamãe



Nenhum comentário:

Postar um comentário